A engenharia da ementa é um excelente
sistema de análise de vendas
Permite analisar a conjugação entre a popularidade do produto e a sua rentabilidade.
Analise da popularidade dos cocktails:
Analise da popularidade dos cocktails:
Nome
|
Nº do Cocktail
(Menu-Mix)
|
Nº de Cocktails vendidos
|
% das vendas
|
Observações
|
Classificação
|
Daiquiri
|
1
|
52
|
21%
|
21%>10%
|
Alta
|
Brandy
|
2
|
31
|
12%
|
12%>10%
|
Alta
|
Martini
tangerina
|
3
|
60
|
24%
|
24%>10%
|
Alta
|
Manhatan
|
4
|
23
|
9%
|
9%<10%
|
Baixa
|
Old Fashion
|
5
|
12
|
5%
|
5%<10%
|
Baixa
|
Margarita maracuja
|
6
|
35
|
14%
|
14%>10%
|
Alta
|
Mojito Fidel
|
7
|
40
|
16%
|
16>10%
|
Alta
|
Total Vendas
|
253
|
100%
| |||
Índice de Popularidade
|
10%
|
1-Primeira coluna: Inserir os cocktails presentes no menu
2-Segunda coluna: Numerar em ordem crescente os cocktails
3-Terceira coluna: Inserir o numero de cocktails vendidos (na ultima semana, mês ou ano)
4-Inserir no fundo da terceira coluna o numero total de cocktails vendidos
5-Calcular o Índice de popularidade através da seguinte formula:
(1:Nº Total de Cocktails)x70%x100
Neste caso: (1:7) X 70 X 100= 10%
6-Na quarta coluna inserir a percentagem das vendas através da seguinte formula:
Quantidade vendida : Total vendas = %Vendas
Quantidade vendida : Total vendas = %Vendas
Exemplo: Daiquiri de Morango = 52 : 253 = 21%
7-Na quinta coluna inserir a correspondência entre a percentagem de vendas e o Índice de popularidade, ou seja, se é superior ou inferior.
8-Na sexta coluna inserir a classificação: no caso em que a percentagem das vendas é superior ao índice, a popularidade será alta. Caso contrario, a popularidade será
baixa.
baixa.
Este é o primeiro passo para realizar um Mapa de Engenharia da ementa. A seguir, iremos analisar rentabilidade da lista de cocktails.
Continua...
Sem comentários:
Enviar um comentário