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domingo, 20 de maio de 2012

Engenharia da Ementa: Parte 1










A engenharia da ementa é um excelente
sistema de análise de vendas
que se pode aplicar a listas de cocktails, vinhos e bar snacks.
Permite analisar a conjugação entre a popularidade do produto e a sua rentabilidade. 


Analise da popularidade dos cocktails:




Nome


Nº do Cocktail
(Menu-Mix)

Nº de Cocktails vendidos

% das vendas


Observações


Classificação
Daiquiri
Morango
1
52
21%
21%>10%
Alta
Brandy
Alexander
2
31
12%
12%>10%
Alta
Martini
tangerina
3
60
24%
24%>10%
Alta
Manhatan


4
23
9%
9%<10%
Baixa
Old Fashion
5
12
5%
5%<10%
Baixa
Margarita maracuja
6
35
14%
14%>10%
Alta
Mojito Fidel
7
40
16%
16>10%
Alta

Total Vendas
253
100%



Índice de Popularidade
10%






1-Primeira coluna: Inserir os cocktails presentes no menu
2-Segunda coluna: Numerar em ordem crescente os cocktails
3-Terceira coluna: Inserir o numero de cocktails vendidos (na ultima semana, mês ou ano)
4-Inserir no fundo da terceira coluna o numero total de cocktails vendidos
5-Calcular o Índice de popularidade através da seguinte formula:
(1:Nº Total de Cocktails)x70%x100
Neste caso: (1:7) X 70 X 100= 10%
6-Na quarta coluna inserir a percentagem das vendas através da seguinte formula:
                   Quantidade  vendida : Total vendas = %Vendas
Exemplo:      Daiquiri de Morango = 52 : 253 = 21%
7-Na quinta coluna inserir a correspondência entre a percentagem de vendas e o Índice de popularidade, ou seja, se é superior ou inferior.
8-Na sexta coluna inserir a classificação: no caso em que a percentagem das vendas é superior ao índice, a popularidade será alta. Caso contrario, a popularidade será 
baixa.

Este é o primeiro passo para realizar um Mapa de Engenharia da ementa. A seguir, iremos analisar rentabilidade da lista de cocktails.
Continua...